Homenagem a Título Póstumo a Lupércio Albergaria

DSC_0710-730x410.jpg
 

Por iniciativa da Junta de Freguesia da Vila de Capelas, no passado dia 23 de julho, e enquadrado no Programa das Festas em Honra de Nossa Senhora de Lurdes, homenageou-se, a título póstumo, Lupércio Albergaria, um dos mais conhecidos cantadores ao desafio e repentistas açorianos.

Lupércio Arruda Soares Albergaria nasceu a 7 de agosto de 1950 no Cruzeiro das Capelas. Iniciou-se nas cantigas ao desafio com 25 anos de idade e a sua primeira cantoria acontece em 1975, na freguesia de Água Retorta, acompanhando o cantor ao desafio João Luís Mariano, também Capelense, e que o viria a acompanhar muitas vezes ao longo de toda a sua carreira, ficando a sua parceria e amizade registada nas incontáveis atuações realizadas por ambos.

Cantou, sem parar, em todas as ilhas dos Açores, com exceção da ilha corvina. Foi considerado o cantador micaelense que mais vezes atuou na ilha Terceira. Deslocou-se inúmeras vezes aos Estados Unidos da América e ao Canadá, atuando para as comunidades açorianas. Percorreu os 4 cantos do mundo onde a Diáspora se concentrava.

Afirmou-se, efetivamente, como um dos grandes nomes das Cantigas ao Desafio e da Cultura Popular Açoriana. Detentor de uma carreira exemplar de cantador e poeta popular, aliou o seu sentido de humor à crítica assertiva, debatendo vários temas sociais, políticos e desportivos da ocasião. Conhecido por muitos como “Lupércio das Capelas”, levou o nome da sua terra natal sempre consigo e, mesmo após a sua morte, esta designação mantém-se na lembrança dos que o escutaram.

Faleceu a 25 de agosto de 2014.

A vida e carreira de Lupércio continuará na memória de muitos, e pelo contributo que concedeu às Cantigas ao Desafio, à Comunidade Capelense e à Sociedade em geral, mereceu, pois, a homenagem da terra onde nasceu e se criou.

Filho de Tomás Soares Albergaria e de Maria Gilda Albergaria, casou-se com Leonilde Massa Albergaria, nascendo deste casamento 4 filhos, entre eles Nuno Albergaria o qual recebeu de Rui Sousa,  Presidente da Junta de Freguesia, e em nome da Vila de Capelas, uma placa de homenagem à sua carreira.

Após esta homenagem, ouviram-se as tradicionais cantigas ao desafio com a participação de João Luís “Mariano”, Eduardo Pereira, Carlos Sousa “Maurício”, Carlos Câmara, José António Sousa, José Borges, Manuel António “Macalada”, Nilton Costa, Pedro Costa, Pedro Lourenço e, ainda, Henrique Revoredo.

A Junta de Freguesia agradece a presença de todos nesta homenagem e reconhece, em particular, o envolvimento dos cantadores ao desafio que prestaram também a sua homenagem ao seu companheiro de cantorias, “Lupércio das Capelas”.


A Junta de Freguesia da Vila de Capelas

29 de julho de 2015

(Foto de J. Rodrigues)

Stéphane Zaryavtre2015