Capelas pedem requalificação da entrada nascente na Vila

AO_21.05.png
 

A Junta de Freguesia das Capelas entende ser prioritário avançar com obras de requalificação do pavimento e dos passeios da rua do Rosário, que serve de entrada nascente para a vila.

Segundo explica ao Açoriano Oriental o presidente da Junta de Freguesia, Rui Sousa, para além de ser uma via com muito trânsito, a rua do Rosário serve também de acesso às duas principais unidades hoteleiras das Capelas, o Solar do Conde e Hotel Vale do Navio e a deficiente iluminação faz com que à noite seja frequente verem-se pessoas a caminharem junto à parede, por falta de passeios e com lanternas na mão para se fazerem identificar.

“É uma via com grande afluência e circulação de viaturas, turistas e estudantes, maioritariamente crianças e jovens, fruto da existência de um complexo escolar constituído pela Escola Básica Integrada e pela Escola Profissional de Capelas”, afirma Rui Sousa.

A importância de se fazer obras na rua do Rosário, deve-se também, segundo o presidente da Junta de Freguesia das Capelas “à falta de passeios e de alguns troços muito estreitos daquela via, que comprometem a segurança e a integridade física das pessoas que ali circulam”, refere.

A pretensão de requalificar a rua do Rosário é antiga e por se tratar de uma estrada regional, Rui Sousa – eleito pela primeira vez há cerca de dois anos – afirma já ter mantido vários contactos com a Secretaria Regional do Turismo e Transportes “que está a estudar algumas soluções de alargamento daquela via, tendo até já efetuado o respetivo levantamento topográfico daquele troço”, explica ao Açoriano Oriental.

Contudo, o presidente da Junta de Freguesia das Capelas ainda não pode avançar com datas para a concretização destas obras que considera prioritárias e que gostaria de ver lançadas ainda durante o seu primeiro mandato, que termina em 2017, embora reconheça que o Governo “está a desenvolver esforços neste sentido, uma vez que se trata de um projeto complexo do ponto de vista técnico, carecendo por exemplo da necessidade de algumas expropriações”.

Por isso, adianta o presidente da Junta de Freguesia, “neste momento não temos qualquer previsão para o início das obras”.

Rui Sousa apela, contudo, a que se avance o mais rapidamente possível, pelo menos com o arranjo dos troços de pavimento que se encontram mais degradados na rua do Rosário, mostrando-se também esperançado em que obras de remodelação da Escola Básica Integrada de Capelas possam impulsionar a requalificação deste troço de via em frente àquela escola”.


Rui Jorge Cabral

(rcabral@acorianooriental.pt)

Stéphane Zaryavtre2015